Inmet emite alerta de tempestades intensas para RS, PR e SC devido à chegada de fenômeno ao Brasil

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta laranja para o oeste de Santa Catarina, noroeste do Rio Grande do Sul e centro oeste do Paraná. As chuvas devem ficar entre 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Há “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”. O aviso é válido até 18h desta quarta-feira.

Ao longo do dia, a região entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o sul do Espírito Santo deverá ser atingida por chuvas menos intensas, com precipitação média de 50 mm/dia. As rajadas de vento devem ficar entre 40 km/h e 60 km/h. O risco de danos é baixo, de acordo com o Inmet.

Além das chuvas, uma onda de calor intensa também deve atingir o Paraná, segundo o Inmet. A temperatura deve ficar 5ºC acima da média por até cinco dias. Essa mudança nos termômetros pode causar riscos à saúde. Altônia e Alto Paraíso serão as cidades afetadas.

Em caso de temporais, siga as recomendações do Inmet

O Inmet alerta que em caso de rajadas de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétrica. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Durante ondas fortes de calor, é importante beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e a exposição ao sol quando estiver mais quente.

Para mais informações sobre os temporais e as ondas de calor, o Inmet recomenda que a população entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199). O Corpo de Bombeiros (telefone 193) também está disponível.

Imagem: Divulgação / Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)