Inmet emite alerta e preocupa população do RS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de tempestade para parte do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (12). As áreas destacadas para possíveis tempestades pela Inmet são a Região Sul, parte do Litoral Sul e a Campanha. O aviso é válido a partir das 16h e vai até às 10h desta terça-feira (27).
Segundo o alerta emitido pelo instituto, o volume de chuva deve se manter entre 20 e 30 mm/h, ou até mesmo 50 mm/dia. Além disso, a presença de ventos intensos (40 a 60 km/h) e queda de granizo podem ser significativas.
O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é considerado baixo. Contudo, é importante que os moradores se atentem aos sinais e mantenham-se em proteção quando houver riscos iminentes de temporais.
Recomendações do Inmet
Mesmo com baixos riscos de estragos, o Inmet faz algumas recomendações para evitar riscos desnecessário em períodos chuvosos, que são elas:
- Em casos de rajadas de vento: não se abrigue embaixo de árvores, pois há um leve risco de quedas e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Evite utilizar aparelhos ligados à tomada;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O alerta foi classificado como “Perigo Potencial”, pelo Inmet. Por isso, é extremamente recomendado manter cuidado na prática de atividades sujeitas a risco de caráter meteorológico.
Em conjunto com o alerta, o Inmet divulgou práticas a serem evitadas em períodos chuvosos. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, conclui o Instituto Nacional de Meteorologia.
É de suma importância que o morador das áreas em risco busque auxílio com autoridades em caso de emergência.
Foto: Reprodução / Freepik