Inmet emite alertas de perigo para moradores do RS; fenômeno também pode atingir SC e PR

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois alertas laranjas para o Rio Grande do Sul, válidos para a tarde desta quinta-feira (17) até a manhã de sábado (19).

Os avisos são para tempestades que devem atingir o Estado. O primeiro deles é para as regiões da Fronteira Oeste, da Campanha, o Sul, Central, Noroeste e Região Metropolitana, onde o volume de chuva deve variar entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e granizo. Há risco de ocorrerem corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

O segundo alerta feito pelo instituto é sobre o avanço da tempestade, que deve atingir todo o Estado do Rio Grande do Sul e quase toda as áreas de Santa Catarina e Paraná. A previsão é de que o volume de chuva também fique entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Inmet faz recomendações para a população gaúcha

Diante das condições meteorológicas previstas, o Inmet faz algumas recomendações para a população gaúcha, sendo elas:

  1. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  2. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  3. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

O alerta laranja é classificado como o de “Perigo”, e por isso, o Inmet recomenda que a população esteja atenta e informada sobre as previsões meteorológicas. “Inteire-se sobre os riscos que possam ser inevitáveis. Siga os conselhos das autoridades”, conclui o Instituto.

Imagem: Divulgação / Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)