Inmet faz alerta e preocupa moradores da região sul

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), oito estados estão sob o “alerta amarelo”, com “perigo potencial” de chuvas intensas e tempestades, devido à passagem do novo ciclone extratropical.

Ainda segundo o órgão, as consequências do fenômeno já poderão ser sentidas a partir desta quarta-feira (12), podendo se estender até esta sexta-feira (14). 

Além disso, as previsões apontam tempestades e temperaturas baixas nos estados de Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Roraima e Sergipe.

Formação do ciclone extratropical

Conforme o Inmet, a formação do ciclone extratropical está diretamente ligada a uma frente fria que deve avançar para o Sul do país, em áreas do Sudeste e Centro-Oeste. Nessas áreas, as temperaturas devem ficar entre 10°C e 12°C.

Confira o tempo nesses locais nos próximos dias:

  • Na terça-feira (11) as temperaturas devem cair no Rio Grande do Sul, devido ao aumento da nebulosidade e da chuva intensa na região;
  • Na quarta-feira (12) o frio deve avançar sobre a região Sul e Mato Grosso do Sul;
  • Na quinta-feira (13) o frio chega a áreas do Mato Grosso do Sul, Rondônia, sul do Acre, oeste e sul de Goiás, São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

O órgão destaca que as chuvas podem chegar a superar os 100 mm, com rajadas de vento intensas (superiores a 100 km/h).

Alerta da Marinha para as regiões afetadas

Devido à instabilidade nos próximos dias, a Marinha do Brasil emitiu uma nota alertando que o ciclone irá provocar ressaca, com ondas de até 4,5 metros, entre Chuí (RS) e Laguna (SC), durante as noites de quarta e sexta-feira.

Os estragos são inúmeros em diversas regiões do país, com milhares de desabrigados devido à chuva intensa e desastres climáticos.

Foto: Reprodução / Freepik