Inmet faz alerta para efeitos do ciclone no Paraná

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta para efeitos potencialmente devastadores do ciclone no Paraná. De acordo com o INMET, apesar da formação no fenômeno ocorrer no centro do Rio Grande do Sul, o ciclone deve atingir também o Paraná, ainda que com menor intensidade.

Mesmo com um risco menor, o evento pode trazer estragos para o estado. Segundo o instituto, nesta quinta-feira (13), os ventos mais intensos podem atingir até o litoral da região. Confira abaixo mais informações sobre o alerta do INMET para o ciclone no Paraná.

INMET emite alerta laranja para risco de ciclone no Paraná

O INMET emitiu dois alertas para o ciclone que compreendem o Paraná: o primeiro, de cor laranja, representa um grau de maior severidade. Segundo o instituto, as regiões do Sudoeste, Centro-Sul e Sudeste paranaense podem ser atingidas por chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, alagamentos e queda de árvores.

Já o segundo alerta compreende uma área maior do estado — incluí também o Centro Ocidental, Noroeste, Sudoeste, Oeste, Sudeste, Norte Central, Centro-Sul e Centro Oriental do Paraná — e traz riscos menores. Os ventos devem ficar entre 40 a 60 km/h e a chuva entre 20 e 30 mm/h. As chances de complicações, como corte de energia, são menores.

Em ambos os alertas, o INMET atenta para o perigo de se abrigar debaixo de árvores — há risco de queda e de descargas elétricas. Também não se deve estacionar veículos próximos a placas de propaganda e torres de transmissão. Deve-se evitar o uso de aparelhos elétricos e nas zonas de maior risco a recomendação é desligar o quadro geral de energia, se possível.

Imagem: Reprodução / INMET