Inmet faz alerta sobre possibilidade de desastres no RS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a possibilidade de um evento climático desastroso no Rio Grande do Sul. De acordo com a organização, o fenômeno El Niño — caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico — está se aproximando e pode causar enchentes e alagamentos na região gaúcha.
E pode não demorar muito para isso acontecer. Segundo informado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa) dos Estados Unidos, as condições climáticas para a formação do El Niño já estão confirmadas. Confira abaixo mais informações sobre o caso.
Inmet alerta para fenômeno climático devastador
O El Niño, de acordo com o Inmet, é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal e contínuo das águas superficiais do Oceano Pacífico na região da Linha do Equador e podendo se estender do litoral da América do Sul até o Pacífico Equatorial.
O evento resulta no aumento das temperaturas do planeta e tem diferentes efeitos a depender da região — no RS e demais estados do Sul, o fenômeno resulta em alta nas temperaturas e aumento da possibilidade de chuvas fortes.
De acordo com as informações do Inmet, o evento climático deve ser fraco nas primeiras três semanas, mas terá um aumento gradual de intensidade até alcançar um pico no mês de setembro: na mudança de estação da primavera, o Rio Grande do Sul pode sofrer com alta precipitação, enchentes e alagamentos.
Caso este seja o caso, as chuvas devem atingir primeiro a região norte gaúcha, que pode começar a sofrer com os efeitos já em agosto, na metade inicial do inverno.
Em 2015, na última ocorrência do El Niño, o evento alcançou uma marca de alta intensidade e provocou recordes históricos de alagamento e chuvas no Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, por exemplo, o nível do Guaíba quase chegou a alcançar 3 metros.
Imagem: Divulgação / Inmet