INSS: Conheça os detalhes sobre a revisão de Aposentadoria

Em algumas situações, podem ocorrer erros na concessão do benefício da aposentadoria do INSS. Nesse caso, o beneficiário tem direito ao recurso do pedido de revisão.

A revisão permite que sejam corrigidos possíveis erros, que podem alterar a quantia paga pelo instituto e até mesmo a identificar o direito a um outro tipo de aposentadoria mais benéfica ao segurado.

Essa análise deve ser solicitada nos primeiros dez anos de pagamento da aposentadoria, visto que a maioria dos pedidos possui este prazo decadencial, que inicia no primeiro dia do mês seguinte ao primeiro pagamento do benefício.

O pedido de revisão tem sido um processo demorado, portanto o beneficiário precisa averiguar antes se será vantajoso dar entrada no pedido de revisão. Para os que ainda não deram entrada na aposentadoria, é recomendado planejar-se com antecedência para que erros de concessão não venham a acontecer.

Faça um planejamento

A fim de evitar enfrentar a fila de um possível pedido de revisão, especialistas recomendam que os segurados do INSS que ainda não deram entrada no pedido de aposentadoria realizem um planejamento previdenciário.

“É muito importante para o trabalhador, pois serve como um estudo para identificar a previsão da aposentadoria e também para decidir qual será mais vantajosa”, explica a advogada especialista em direito previdenciário, Cátia Vita.

É muito importante também consultar o cadastro no INSS e na Receita Federal a fim de verificar se ambos estão atualizados. Algum tipo de divergência poderá afetar o cálculo da aposentadoria realizado pelo INSS.

Como solicitar a revisão?

Central de atendimento 135: Ligue e escolha a opção “Revisão de Aposentadoria ou Benefício”. Feito isso, será informada uma data para levar os documentos na agência e efetivar o requerimento.

Através do aplicativo ou portal Meu INSS

  1. Faça o login através da sua conta Gov.br;
  2. Na página inicial, clique em “Serviços em Destaque”;
  3. Selecione “Agendamentos/Solicitações”> e pedir um “Novo Requerimento”;
  4. Dentre as opções listadas, escolha “Recurso e Revisão” e depois ‘Revisão”.
  5. Caso apareça uma página para atualizar as suas informações, confira se todos os dados estão corretos;
  6. Aceite a revisão do seu benefício;
  7. Pronto. Você receberá informações gerais sobre o atendimento.