INSS disponibiliza atrasados de até R$ 72.7 mil, veja quem recebe os valores em Porto Alegre

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS terá que pagar o montante de R $1,2 bi para aposentados e pensionistas que tiveram a ordem do pagamento do seu processo expedida pelo juiz no mês de abril, seja por processos de consessão ou revisão do benefício. 

O repasse dos recursos será feito por meio de RPVs ( Requisições de Pequenos Valores) que consistem em uma ação judicial já concuída e com o pagamento estabelecido pela justiça. Os repasses tem o valor máximo de 60 salários mínimos, ou seja, R $72.720,00 em 2022.

Segundo informações oficiais, cerca de 80 mil beneficiários fazem parte do novo lote de pagamentos.

Como consultar quem vai receber o pagamento?

Para consultar se o nome do aposentado e benefício consta no novo lote liberado pelo Conselho Nacional de Justiça para pagamento dos atrasados é preciso acessar o site do Tribunal Regional Federal (TRF) da região em que o beneficiário reside. 

Ao acessar o site, o beneficiário deve buscar pelo ícone “Consulta processual’ e informar o número do processo, o nome do advogado, o número do RPV e outros dados caso sejam solicitados pela plataforma. 

No total são cinco Tribunais Regionais Federais no país, basta o beneficiário conferir abaixo em o TRF que está no estado em que reside: 

Tribunal Regional FederalEstado SedeSite para consulta 
TRF da 1º RegiãoDistrito Federal, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas, Acre, Roraima, Rondônia e AmapáBrasília (DF)portal.trf1.jus.br/
TRF da 2º RegiãoRio de Janeiro e Espírito SantoRio de Janeiro (RJ)10.trf2.jus.br/
TRF da 3º RegiãoSão Paulo e Mato Grosso do SulSão Paulo (SP)trf3.jus.br/
TRF da 4º RegiãoRio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.Porto Alegre (RS)trf4.jus.br/
TRF da 5º RegiãoPernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba.Recife (PE)trf5.jus.br/