INSS: Greve permanece por tempo indeterminado e sem acordos após 30 dias

Os peritos do Instituto Nacional do Seguro Nacional – INSS de Divinópolis estão em greve há mais de 30 dias. A paralisação tem gerado atraso nos atendimentos e perícias.  Segundo o sindicato da categoria, 70% dos médicos aderiram à greve. 

Reivindicações dos peritos do INSS

Entre as reivindicações dos peritos estão o reajuste salarial em 19,99%, para recompor a inflação de 2019 a 2022 e o encerramento da tele perícia, perícia realizada de forma virtual.

Além disso, os peritos querem uma melhoria nas condições de trabalho nas agências, como a climatização e a higienização das agências, a contratação de três mil servidores através de novos concursos, e ter como meta diária 12 atendimentos presenciais.

Atraso nas perícias

Segundo reportagem do G1, muitos cidadãos de Divinópolis voltam para casa sem atendimento. Muita gente já tentou atendimento várias vezes, mas não conseguiu atendimento nas agências. 

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 1 milhão de segurados do INSS aguardam agendamento de perícia médica. 

A fila de espera teve um aumento significativo com a greve dos servidores que já dura 40 dias. Além do agendamento, a espera para conseguir um atendimento também tem sido longa e está com cerca de 60 dias.

Atendimento nas agências

Apesar da greve ter prejudicado o atendimento para quem precisa dos serviços do INSS, nem todas estão fechadas. Por isso, o cidadão que precisa ir até uma agência, o ideal é pesquisar a atual situação para não encontrar a agência fechada.

Ministério da Previdência recomenda reagendar a perícia médica

Por causa dos impactos devido à paralisação dos servidores e peritos do INSS, o Ministério da Previdência recomenda a reagendar a perícia médica. Para remarcar o atendimento, o beneficiário deve acessar o Meu INSS, na aba “Benefícios” clicar em “Perícia” e em “Remarcar Perícia”, informar o número do documento e clicar em “Reagendar atendimento”.