INSS lança revisão da vida toda em 2022? Como solicitar?
Erros no cálculo de concessão de aposentadorias e pensões podem ocorrer por parte do INSS. Nesse caso, os beneficiários podem solicitar a revisão do benefício.
Em fevereiro deste ano, por decisão do STF, a chamada revisão da vida toda passou a contemplar todas as contribuições previdenciárias do requerente, até mesmo as anteriores a julho de 1994.
Os cidadãos devem atentar-se que o pedido de revisão deve ser feito nos primeiros dez anos de recebimento do benefício. Passado o prazo, não é possível entrar com a ação.
Os beneficiários que começaram a contribuir com o instituto após este período ou começaram a receber menos depois de 1994 também podem dar entrada no pedido.
Quem tem direito?
Possui direito a revisão da vida toda, os segurados que, a partir de 1999, começaram a receber os seguintes benefícios:
- Aposentadoria por tempo de contribuição;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria especial;
- Aposentadoria por invalidez;
- Auxílio-doença;
- Pensão por morte.
Vale lembrar que antes de solicitar a revisão é necessário realizar todos os cálculos para ter certeza de que a revisão será benéfica, ou você poderá ter o valor de seu benefício reduzido.
O ideal é consultar um advogado especialista em direito previdenciário para estudar ao certo seu caso. Sendo favorável solicitar a revisão da vida toda, o advogado poderá ingressar com a ação.
A revisão da vida toda pode ser benéfica no caso de um cidadão que tenha recebido salários altos antes de 1994, quando ocorreu o plano real, e depois desse período passou a receber menos.
Como solicitar?
O pedido é formalizado por meios jurídicos, portanto, é necessário que o beneficiário contrate um advogado previdenciário de confiança. Ele é quem irá também analisar o caso previamente, realizar os cálculos necessários e informar ao cliente sobre os prós e contras da solicitação.