INSS pode aumentar valor de benefício? Saiba mais
Muitos benefícios do INSS podem ter sido calculados de forma errada e beneficiários são prejudicados com tendo o valor das aposentadorias diminuído. Por isso, é possível pedir a revisão da aposentadoria e ter o valor da aposentadoria aumentado caso seja comprovado o erro de cálculo. Saiba como funciona.
Possibilidades de revisão da aposentadoria e auxílios
- Revisão de vida toda: Para aposentadorias que se tornaram pensão após o óbito do beneficiário.
Podem requerer a revisão do benefício aqueles que contribuíram com salários maiores antes do novo cálculo em que o INSS considera apenas os 80% maiores salários, desde julho/1994.
- Revisão do Buraco Negro: Revisão para adequação dos valores dos segurados com aposentadorias concedidas entre 5/10/1988 e 05/04/1991. Nesse período o país passava por uma grande inflação e o INSS não corrigiu monetariamente os benefícios de forma correta.
- Revisão do buraco Verde: Para readequar cálculos equivocados do INSS para aposentadorias durante o período que vai de 05/04/1991 e 31/12/1993, e aqueles concedidos a partir de 01/03/1994.
- Revisão do artigo 29: Revisão do auxílio-doença e aposentadoria por invalidez concedidos no período entre 11/1999 e 05/2012 por causa de erro de cálculo do INSS.
- Revisão do Teto: Revisão para os beneficiários que passaram a receber a aposentadoria entre 5 de abril de 1991 e 31 de dezembro de 2003. Tem direito aquele que a renda mensal foi limitada ao teto previdenciário.
- Revisão do fator previdenciário: Revisão para quem se aposentou entre dezembro/2003 e setembro/2006 e sofreu desconto de fator previdenciário, mas tinha direito adquirido até novembro/2003, teve direito a revisão.
- Revisão por ganho de causa em ação trabalhista: No caso do trabalhador tenha ganho uma causa trabalhista com reconhecimento de vínculo empregatício, mesmo que o empregador não tenha feito o recolhimento para o INSS, o cidadão pode requerer a revisão.
- Revisão da melhor data de início do benefício: Essa revisão tem direito ao trabalhador que já tem o direito à aposentadoria, mas continua trabalhando.
- Revisão do Subteto: Revisão para reavaliar o auxílio-doença e a aposentadoria por invalidez devido a inconstitucionalidade da limitação do auxílio-doença a média dos últimos 12 salários de contribuição.