INSS: Saiba como funciona o pente fino dos benefícios
O pente fino é um processo que acontece anualmente e garante ao INSS manter a regularidade na lista de seus beneficiários. Ou seja, investigar se há algum benefício concedido de forma incorreta ou fraudulenta.
Os cidadãos que estão na mira do pente fino são notificados geralmente através por carta, e devem responder a solicitação do instituto a fim de não terem o benefício bloqueado sem antes apresentar sua defesa.
Em setembro de 2021, foram convocados os beneficiários que recebem o auxílio-doença e aposentados por invalidez que não haviam feito perícia médica por mais de dois anos. Estes, tiveram que cumprir com as exigências descritas na carta a fim de não perderem o benefício.
Como é feito o pente fino?
O pente fino é realizado através das exigências solicitadas via notificação aos segurados. Deve-se cumprir todas elas a fim de provar que você ainda possui elegibilidade ao benefício. O prazo desta “defesa” deve ser feito em até 30 dias após o recebimento da carta.
Uma das exigências, por exemplo, pode ser a marcação de uma nova perícia. Dessa forma, o INSS consegue verificar se o benefício está sendo concedido de forma justa e correta para o cidadão convocado em questão. No caso do auxílio-doença, por exemplo, a nova perícia constata se ainda existe incapacidade para o trabalho ou não.
Aqueles que recebem os benefícios por incapacidade (Auxílio Doença e Aposentadoria por Invalidez) são submetidos ao pente fino todos os anos. Além deles, podem ser chamados beneficiários do BPC; Auxílio Acidente e Auxílio Reclusão.
É importante que os cidadãos que recebam os benefícios do INSS mantenham seus dados atualizados na plataforma Meu INSS. E, caso sejam convocados para a investigação de seus benefícios, reúnam todos os documentos atualizados que comprovem sua condição e sigam todas as recomendações do INSS.
Resultado da perícia
O Instituto Nacional do Seguro Social garante que os resultados referentes às perícias entram no sistema após às 21h do dia em que a mesma foi realizada. As informações podem ser consultadas pelo portal Meu INSS ou pelo telefone 135.