Instagram: como recuperar conta hackeada?

O Instagram tem mais de 99 milhões de usuários ativos no Brasil e cerca de 80% das pessoas usam a rede social diariamente para buscar produtos e serviços. Por ser uma das plataformas mais populares do país, a rede social tornou-se alvo comum de golpes.

Os golpistas roubam a conta do usuário e se passam por ele para vender produtos, serviços ou até mesmo pedir ajuda financeira aos contatos. 

Por isso, é importante o usuário do Instagram saber como recuperar a conta caso ela seja roubada.

Como recuperar a conta hackeada do Instagram?

Para recuperar uma conta hackeada do Instagram, o usuário deve, em primeiro lugar,  clicar em “Obter ajuda para entrar” (nos aparelhos Android) ou “Esqueceu sua senha?” (no caso dos iPhones).

O próximo passo é inserir o nome de usuário, endereço de e-mail ou telefone que está associado a conta e clicar em “Precisa de mais ajuda?”. O usuário receberá um código de verificação por e-mail ou via SMS para redefinir a senha.  Assim que receber o código, ele deverá informá-lo para provar que ele é o dono do perfil que está tentando entrar na rede social.

Caso o usuário consiga redefinir a senha, é preciso criar outro e-mail e vincular a conta. Entretanto, caso o usuário não consiga, é preciso clicar em “Não consigo acessar este e-mail ou número de telefone“. A rede social irá pedir outro e-mail do usuário para que ele consiga acessar a conta. 

A partir disso, as instruções para a recuperação serão enviadas naquele endereço. Para verificar o perfil é realmente da pessoa que está tentando redefinir a senha, o Instagram checa os dados de duas formas:

Perfil sem foto:endereço de e-mail ou o número de celular cadastrado e o tipo de dispositivo usado no momento do cadastro (se foi um iPhone, Android, iPad ou outro).

Perfil com foto: um reconhecimento facial por meio de uma selfie de vídeo virando o rosto em diferentes direções. 

Por fim, o Instagram enviará um e-mail no endereço fornecido para concluir a solicitação.