Instagram é condenado e pagará indenização para empresa de SC

A famosa rede social Instagram deve pagar indenização por danos morais a uma loja de celulares de Joinville, no Norte de Santa Catarina, após condenação de ação judicial. O estabelecimento teve seu perfil clonado e golpes foram aplicados.

Conforme o Tribunal de Justiça (TJ), em novembro de 2022, a empresa descobriu que seu perfil havia sido clonado e que os criminosos estavam aplicando golpes com os seus clientes. Neste caso, os suspeitos faziam vendas, recebiam os pagamentos e não enviavam os produtos.

A loja, que denunciou o perfil e entrou em contato com o suporte do Instagram, não recebeu nenhum retorno e a conta continuou ativa.

Ação judicial contra o Instagram

Sem retorno do suporte da rede social, o estabelecimento entrou com uma ação judicial contra o Instagram, já que sua empresa teve sua imagem afetada, com reclamações de clientes que caíram no golpe. Mesmo após a denúncia, a loja não teve retorno do Instagram.

Segundo o processo, a empresa ré não compareceu na audiência conciliatória e não apresentou defesa, sendo condenada a pagar uma indenização à vítima que teve o perfil clonado.

Ao longo do processo, o perfil foi excluído. Contudo, o juiz do caso entendeu que, ainda assim, a imagem da loja havia sido manchada pelo grupo de criminosos.

“Boletim de ocorrência registrado por consumidor lesado pelo perfil falso e as demais mensagens de diversos clientes relatando também terem sido vítimas do golpe praticado pelo usuário que se passava pela parte da autora, demonstram que a publicação dos anúncios fraudulentos doi prejudicial à sua imagem perante os clientes”, confirmou o magistrado na decisão.

Com a decisão, o Instagram deve pagar uma indenização de R$ 6 mil à loja que teve o seu perfil clonado e, consequentemente, as vendas afetadas. A rede social ainda pode recorrer da decisão.

Foto: Pixabay