Instagram: Posso comprar curtidas para ter engajamento?
Com mais de 99 milhões de usuários ativos no Brasil, o Instagram é a rede social mais popular da atualidade com milhares de usuários buscando por produtos e serviços na plataforma diariamente. Nessa busca por visualização, muitos influencers recorrem a compra de curtidas para ter engajamento. Mas será que vale a pena?
As curtidas no Instagram funções importantes para quem produz conteúdo dentro da plataforma:
- serve de métrica para avaliar se o conteúdo está sendo relevante para os seguidores;
- mostra se o nível de engajamento do influencer na rede social;
- auxilia o possível patrocinador a escolher o influencer que divulgará a marca da empresa.
Ou seja, as curtidas nos posts, reels, vídeos e agora nos stories, servem de métrica para avaliar se aquele influencer está engajando ou não. E isso significa a possibilidade de conseguir patrocínio de potenciais clientes.
Comprar curtidas no Instagram: Vale a pena?
Ter muitas curtidas no perfil servem de prova social para apresentar aos futuros patrocinadores. Quanto mais curtidas, mais valiosas tornam-se as publis. Além disso, o algoritmo do Instagram entende um perfil com muitas curtidas como sendo um conteúdo interessante e aumenta o alcance e visibilidade do perfil aos usuários da rede social.
Em busca de obter um crescimento rápido do perfil e, com isso, fechar contratos publicitários – conhecidos como “publis” – vantajosos para o influencer, muitos recorrem a compra de curtidas no perfil.
Mas será que vale a pena?
Comprar curtidas no Instagram, por uma questão de algoritmo explicada anteriormente, aumentará sim vai gerar mais engajamento. Porém, essa ação feita de forma isolada não terá muito impacto.
Além das curtidas, o influencer deve preocupar-se com a qualidade do conteúdo, com o atendimento e a interação com os seguidores. Afinal, o Instagram é uma rede social de interação entre as pessoas e o fator de humanização da marca pesa muito para a plataforma.