Inter ou Grêmio? Confira o time dos principais políticos gaúchos

As propostas e estratégias dos candidatos políticos não são novidade para o cidadão mais atento à política. Porém quase todo brasileiro é também um torcedor e carrega uma paixão que o une a milhares de outros cidadãos. Diante disso, muitos se questionam: qual o time dos políticos gaúchos? Inter, Grêmio ou outro?

Com a chegada do período eleitoral onde muitos políticos entram em foco é impossível não falar de política, mas para o brasileiro sempre é difícil não falar de futebol. 

Quem mora no Rio Grande do Sul sabe que essa paixão é ainda mais intensa, principalmente se tratando da rivalidade entre Grêmio e Inter, a famosa dupla GreNal. Saber para qual time o seu candidato torce pode não parecer tão interessante para alguns, mas para o torcedor apaixonado significa muito encontrar no outro um amigo de torcida.

O porto-alegrense faz ideia de que sua cidade é gerida por um Colorado? Sebastião Melo além de torcer para o Inter também é um dos 336 conselheiros do clube gaúcho. Já o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nasceu em Pelotas e não poderia deixar de torcer para o Xavante. Leite já foi visto acompanhando jogos do Brasil de Pelotas. 

Os ex-prefeitos de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior e José Fogaça são torcedores do Grêmio, assim como o deputado federal Adão Pretto.

A dupla GreNal também figura entre os ex-presidentes do Brasil. Começando pela mais recente, Dilma Roussef é torcedora do Inter e participou de diversos eventos no Beira-Rio.

Curiosamente, os ex-presidentes do Brasil Getúlio Vargas e João Goulart torceram para o mesmo time gaúcho. Os dois políticos que chefiaram o país compartilhavam da mesma paixão pelo Tricolor. Getúlio e Jango eram torcedores do Grêmio.

Mas como nem tudo se resume a Inter e Grêmio, outros times aparecem entre as paixões dos principais políticos gaúchos. O ex-governador Germano Rigotto é natural de Caxias do Sul e não poderia torcer por outro time que não fosse o Caxias. Também é torcedor do time Grená o senador Paulo Paim. 

O ex-governador do RS, José Ivo Sartori, é natural de Farroupilha e assim como os anteriores não torce para um dos times da dupla GreNal, mas sim para um time de Caxias do Sul. Sartori é torcedor do Juventude.

Chamando ainda mais atenção que os anteriores, o atual vice-presidente do Brasil Hamilton Mourão anda fora da curva dos gaúchos e torce para um time Carioca. O político e general do Exército Brasileiro é natural de Porto Alegre, mas sua paixão é o Flamengo. Mourão chegou a ser reconhecido pelo clube quando, em 2019, ganhou o título de Associado Honorário do Flamengo. Durante o ato Mourão afirmou que o rubro negro carioca era seu time do coração.

Os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul também possuem suas preferências no mundo do futebol. Três dos candidatos ao posto no Palácio do Piratini compartilham a mesma paixão por um time da Capital. Onyx Lorenzoni, Luiz Carlos Heinze e Vieira da Cunha são torcedores do Inter.

Time dos políticos gaúchos

  • Adão Pretto – Grêmio
  • Alceu Collares – Grêmio
  • Ana Amélia Lemos – Inter
  • Antônio Britto – Grêmio
  • Beto Albuquerque – Inter
  • Danrlei – Grêmio
  • Dilma Roussef – Inter
  • Eduardo Leite – Brasil de Pelotas
  • Eliseu Padilha – Inter
  • Germano Rigotto – Caxias
  • Getúlio Vargas – Grêmio
  • Hamilton Mourão – Flamengo
  • Jair Soares – Inter
  • João Goulart – Grêmio
  • José Fogaça – Grêmio
  • José Fortunati – Grêmio
  • José Ivo Sartori – Juventude
  • Lasier Martins – Inter
  • Luciana Genro – Grêmio
  • Luiz Carlos Heinze – Inter
  • Manuela D’Avila – Inter
  • Maria do Rosário – Inter
  • Nelson Marchezan Junior – Grêmio
  • Olívio Dutra – Inter
  • Onyx Lorenzoni – Inter
  • Paulo Paim – Caxias
  • Pedro Simon – Inter
  • Sebastião Melo – Inter
  • Sérgio Zambiasi – Grêmio
  • Tarso Genro – Inter
  • Valdir Raupp – Inter
  • Vieira da Cunha – Inter
  • Yeda Crusius – Grêmio

Políticos gaúchos que torcem para o Inter

Montamos uma lista segmentada apenas com os políticos colorados:

  • Ana Amélia Lemos – Inter
  • Beto Albuquerque – Inter
  • Dilma Roussef – Inter
  • Eliseu Padilha – Inter
  • Jair Soares – Inter
  • Lasier Martins – Inter
  • Luiz Carlos Heinze – Inter
  • Manuela D’Avila – Inter
  • Maria do Rosário – Inter
  • Olívio Dutra – Inter
  • Onyx Lorenzoni – Inter
  • Pedro Simon – Inter
  • Sebastião Melo – Inter
  • Tarso Genro – Inter
  • Valdir Raupp – Inter
  • Vieira da Cunha – Inter

Políticos gaúchos que torcem para o Grêmio

Montamos uma lista segmentada apenas com os políticos gremistas:

  • Adão Pretto – Grêmio
  • Alceu Collares – Grêmio
  • Antônio Britto – Grêmio
  • Danrlei – Grêmio
  • Getúlio Vargas – Grêmio
  • João Goulart – Grêmio
  • José Fogaça – Grêmio
  • José Fortunati – Grêmio
  • Luciana Genro – Grêmio
  • Nelson Marchezan Junior – Grêmio
  • Sérgio Zambiasi – Grêmio
  • Yeda Crusius – Grêmio