Interior do RS receberá novo prédio do INSS

O novo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Lajeado terá suas obras iniciadas nos próximos dias. O diretor-executivo do Hospital Bruno Born (HBB), Cristiano Dickel deu a informação à rádio Independente, que confirmou em reportagem com a Moldare Pré-Moldados, responsável pela obra.

Estão envolvidas na parceria da construção a prefeitura de Lajeado, o Hospital Bruno Born e o próprio INSS.

A área da antiga praça Mário Lampert, na Rua Júlio May, foi cedida pela prefeitura ao instituto de seguridade social. Até pouco tempo antes da obra ser anunciada, funcionava no local um estacionamento público de veículos, situado bem ao lado do prédio da Acvat.

Todos os custos operacionais da construção da nova sede serão de responsabilidade do Hospital Bruno Born. Em contrapartida para sua ampliação, a casa hospitalar poderá ocupar a área onde hoje está instalado o INSS, na lateral do HBB, na Avenida Benjamin Constant.

“A fundação do terreno já está pronta e a estrutura com pré-moldados deverá estar erguida em 15 dias”, estimou Dickel à rádio. A expectativa da administração é de que a obra já esteja andando na próxima semana. A nova estrutura terá 1.430m² e com previsão de inauguração para 15 de dezembro deste ano.

O HBB terá 60 dias para iniciar suas operações na estrutura do INSS. Ambulatórios de consultas ofertadas pelo SUS serão a primeira utilidade do prédio em sua parte frontal. Na parte traseira funcionarão as áreas de logística e armazenamento.

Março de 2024 é a data limite que se espera para que todos os atendimentos médicos estejam acontecendo. Quando possuir uma saúde financeira sustentável e ampla, o Hospital Bruno Born deve demolir a estrutura do atual INSS para a construção de uma nova com 2.400m².