Inverno “começa mais cedo” no Sul do Brasil e já registra temperatura baixíssima no primeiro dia de junho

O início do mês de junho e do inverno meteorológico trouxe uma madrugada fria para o Sul do Brasil. Novamente, cidades foram envolvidas por neblina e nevoeiro durante a madrugada e manhã, resultando em visibilidade reduzida e intensificando a sensação de frio devido à alta umidade.

No Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas desta quinta-feira variaram de 1,4ºC em São José dos Ausentes a 6,1ºC em Pontão, passando por cidades como Vacaria, Canela, São Francisco de Paula, Bom Jesus, Cambará do Sul, Soledade, Getúlio Vargas e Espumoso.

Frio intenso e nevoeiros marcam as manhãs na região sul do Brasil

Foi registrada uma queda nas temperaturas nesta quinta-feira cedo na Grande Porto Alegre. Em municípios como Viamão, Gravataí, Nova Santa Rita, Campo Bom, São Leopoldo e Canoas (base aérea), as mínimas variaram de 8,2ºC a 11,8ºC. Em Porto Alegre, as temperaturas mais baixas foram observadas no Lami, Belém Novo, Jardim Botânico e Aeroporto Salgado Filho, variando de 10,0ºC a 12,5ºC.

Em Santa Catarina, as áreas de maior altitude também registraram uma madrugada fria, com temperaturas próximas ou abaixo de zero. Painel, Urupema, São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra tiveram mínimas entre -0,4ºC e 1,6ºC. O resfriamento em superfície resultou em nevoeiros nas primeiras horas do dia, afetando a visibilidade no Aeroporto Salgado Filho e na base aérea de Canoas.

A previsão da MetSul Meteorologia é de noites frias e a persistência de nevoeiros e neblinas durante a madrugada e o início da manhã, sem grandes mudanças nas temperaturas até o domingo. No entanto, as tardes serão amenas e agradáveis, com máximas acima do normal para esta época do ano.

Imagem: Freepik/freepik.com