IPTU Digital conta com 145 mil contribuintes de Porto Alegre cadastrados, veja como se cadastrar
Para diminuir o impacto ambiental com a impressão das guias do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU, a prefeitura de Porto Alegre adotou em março o IPTU digital e já tem mais de 145 mil contribuintes cadastrados. O documento que, anteriormente, era enviado via Correios, agora é disponibilizado no e-mail do contribuinte. Além disso, é possível emitir a guia nos canais de atendimento da Secretaria Municipal da Fazenda.
O IPTU deve ser totalmente digitalizado até 2023
Conforme entrevista do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo Fantinel, ao O Sul, o IPTU 2023 deverá ser totalmente digitalizado. “Mais moderno, mais econômico e mais sustentável, o mundo digital nos permitiu toda essa evolução, gastaremos menos e tornaremos o serviço mais eficaz e poderemos direcionar mais recursos para a atividade fim da prefeitura”.
O secretário ainda afirma que mais mudanças estão previstas para o pagamento do imposto e as alterações serão divulgadas nos próximos meses.
Como receber o IPTU por e-mail?
O contribuinte que deseja receber a guia do IPTU de Porto Alegre por e-mail deve acessar o link SIAT-WEB (procempa.com.br) e, no ícone “É possível receber suas próximas guias por e-mail” clicar em “sim” e preencher o cadastro com os dados solicitados.
IPTU em atraso, como proceder?
Caso o cidadão esteja inadimplente com o IPTU, a Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza três formas de pagamento: à vista, no cartão de crédito (é possível parcelar em até 12x) e parcelado com envio mensal das guias por e-mail.
Para consultar as dívidas e emitir as guias para pagamento, basta acessar o site https://prefeitura.poa.br/iptu e solicitar os serviços.
É importante ressaltar que o atraso no pagamento do IPTU pode resultar na inscrição do cidadão em dívida ativa e apontamento como inadimplente nos órgãos de restrição ao crédito, além de multa e juros.