IPTU Porto Alegre em dívida: como regularizar online

A Prefeitura de Porto Alegre disponibilizou uma plataforma para regularização online do IPTU 2022.

Para os portoalegrenses que ainda não pagaram suas parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e desejam pagar com cartão, à vista ou em até 12 parcelas, é possível gerar virtualmente as guias das dívidas que o consumidor deseja pagar. Clique aqui para consultar os pagamentos em atraso.

Além disso, também é possível fazer a simulação de parcelamentos de suas dívidas, com o envio mensal das guias por email, funções disponibilizadas no site da Prefeitura de Porto Alegre.

De acordo com o calendário de Porto Alegre, o pagamento dentro do prazo de vencimento gera um desconto de 8%, já o pagamento de uma parcela única não possui desconto.

Conforme a prefeitura, apenas a primeira guia das parcelas do IPTU 2022 será encaminha através dos Correios, as demais devem ser obtidas através deste link. O cidadão também pode obtê-las por email, ou fazer a solicitação por meio dos canais de atendimento.

O pagamento do IPTU em dia faz com que os cidadãos evitem multar e não paguem juros no valor total do imposto. Além disso, o atraso do pagamento do IPTU pode acarretar em uma inscrição de dívida ativa e apontamento de inadimplência nos órgãos de restrição ao crédito.

Valores de multas

Dívidas pagas até o mês de vencimento geram uma multa de mora de 2%, já as dívidas pagas após o mês de vencimento têm 10% de multa de mora, além de 1% a cada mês de atraso.

Pagamento

Os pagamentos do IPTU 2022 podem ser feitos no cartão de crédito – à vista ou em até 12 vezes

Bancos online e presencial:

Banco do Brasil
Banco Original
Banrisul
Bradesco
Caixa Econômica Federal
Citibank
Itaú
Santander
Sicredi

Casas lotéricas: pagamento de guias de até R$5.000 por documento.