IPVA 2023 mais caro? Descubra o motivo!

Mais um ano está chegando ao fim e muitos consumidores já estão se preocupando com as contas para pagar. A preocupação deve aumentar ainda mais com o aumento do Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) para 2023. 

O imposto em questão deve ficar mais caro em razão da supervalorização de veículos usados e seminovos. O IPVA prevê a aplicação de alíquotas entre 2% e 4% em cima dos valores dos veículos com base na avaliação da tabela FIPE no mês de setembro do ano anterior.

Desta forma, é natural que o valor do imposto diminua com a desvalorização dos veículos por conta do uso, porém, desde o início da pandemia, os veículos usados e seminovos tiveram um aumento considerável de preço, fazendo com que o tributo também subisse. 

Como calcular o valor do IPVA 2023

Mas como calcular o valor do seu IPVA? Para ter uma ideia de quanto você deverá pagar do IPVA 2023 basta calcular a tabela Fipe, atualizada mensalmente. O imposto será aplicado com base nos preços de outubro identificados para os respectivos modelos de veículos. Os dados podem ser consultados de forma gratuita no site veiculos.fipe.org.br. Neste endereço é preciso escolher o tipo de consulta, seja para carros e utilitários pequenos, caminhões e micro-ônibus ou motos. Com o tipo escolhido, é preciso selecionar o período de referência, colocar a marca do veículo, modelo e ano. 

A partir do preço exibido na Fipe, é preciso aplicar a alíquota do IPVA. No Rio Grande do Sul o percentual desta é de 3% para carros, 2% para motocicletas e de 1% para caminhões e ônibus. Multiplique o valor da Fipe pelo percentual e divida o resultado por 100. 

Ainda que o imposto seja calculado em cima do valor médio de cada Estado, observando a média nacional da Fipe já é possível ter uma ideia do valor cobrado.