IPVA: Entenda o motivo do imposto ser cobrado todos os anos
O IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) deve ser pago em todo início de ano por todos os proprietários de veículos como carros e motos. No entanto, você já se perguntou o porque esse tributo deve ser pago anualmente?
Para o cidadão, o pagamento é obrigatório para manter o automóvel regularizado perante a lei. Já para o governo, a taxa deve ser cobrada anaualmente pois o valor arrecadado é destinado á diferentes áreas das políticas públicas, como educação e saúde. Confira mais detalhes abaixo.
Porque a cobrança do IPVA é anual?
Como a quantia obtida na arrecadação do IPVA é necessária para o atendimento às necessidades sociais, a cobrança deve ser realizada anualmente. Como se trata de um imposto estadual, a ideia é que seu valor contribua para a qualidade de vida do próprio cidadão, com 50% do tributo direcionado ao município onde o veículo foi emplacado, e os outros 50% para o estado onde o motorista reside.
Dessa forma, o valor arrecadado pode ser destinado a diversos setores, como saneamento, segurança, saúde, educação, entre outros. Ao contrário do que se pode pensar, a cobrança não é relacionada a manutenção e construção de estradas.
IPVA no Rio Grande do Sul
No pagamento do IPVA 2023, os motoristas puderam antecipar o tributo para garantir um desconto de 10%. A quantia poderia ser ainda menor caso os proprietários se enquadrassem nos descontos do programa Bom Motorista e Bom Cidadão, somando um desconto total de até 32% sobre o valor total. Também é possível parcelar o pagamento.
Fazer o pagamento em dia é essencial para os motoristas, pois o imposto atrasado pode ser inscrito em dívida ativa. Além disso, não pagar o IPVA pode levar á multa e juros, causando prejuízos ainda maiores, além de impedir o licenciamento do veículo, o que impede a sua circulação.