IPVA: prazo para conseguir desconto máximo por antecipação termina na quinta-feira no RS
Até a quinta-feira do dia 29, donos de veículos que pagarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) podem garantir até 32% de desconto. Para garantir a redução máxima, motoristas devem pagar antecipadamente, o que já garante 10% de desconto. O valor do imposto irá aumentar em 5,76% depois da virada do ano.
Com o programa Bom Motorista e Bom Cidadão, o motorista pode fechar 20% a mais de desconto, dependendo da quantidade de infrações recentes e notas fiscais pelo programa do Nota Fiscal Gaúcha (NFG). Confira mais detalhes abaixo.
Quais os critérios para o desconto máximo do IPVA?
No programa Bom Motorista, quem está sem qualquer infração desde novembro de 2019 garante 15% de desconto. Para quem não teve multa desde o mesmo mês em 2020 garante 10%, e para quem não teve multas desde novembro de 2021 o desconto é 5%.
A redução do Bom Cidadão é ligada á participação no programa do NFG. Para quem tiver 150 notas fiscais ou mais terá o valor máximo de 5% de desconto, com 3% para o cidadão com 100 a 149 notas, e 1% para quem tem entre 51 a 99 notas fiscais.
Os descontos ainda são mantidos caso o motorista decida pagar o valor do IPVA parcelado. Na opção do parcelamento em seis vezes, é possível pagar o valor sem juros. Considerando os descontos do Bom Motorista e Bom Cidadão, as parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março serão pagas com 10%, 6% e 3% de desconto, respectivamente.
O pagamento pode ser realizado em agências Banrisul, Banco do Brasil, Sicoob, Bradesco e Sicredi, e pode ser feito também por transferência PIX.