Já sabe em quem vai votar? Conheça os 10 candidatos a governador do RS

Os candidatos para a disputa ao governo do Rio Grande do Sul foram definidos com o fim do prazo das convenções partidárias. São considerados 10 políticos na disputa pelo Palácio do Piratini. 

Ainda que o registro de candidaturas fique disponível até o dia 15 de agosto, não é provável que novos candidatos entrem na disputa eleitoral. 

Em oposição ao que ocorreu nos últimos anos, quando partidos escolhiam seus candidatos com antecedência, neste ano as indicações se arrastaram em meio a tensões políticas. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e o PSOL tiveram renúncia de candidatura, e o Partido Socialista Brasileiro (PSB) trocou o candidato indicado. 

Candidatos ao governo do RS: 

Carlos Messalla (PCB): o candidato tem 46 anos, é natural de Gravataí e servidor dos correios. Já concorreu como vereador em Porto Alegre no ano de 2020, porém não foi eleito. Foi dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Estado e disputa a primeira eleição majoritária neste ano. O vice de Carlos é Edson Canabarro. 

Edegar Pretto (PT): nascido em Miraguaí, tem 50 anos e é formado em Gestão Pública. Filho do deputado Adão Pretto, falecido em 2009, Edegar é deputado estadual em terceiro mandato, e o mais votado pelo partido nas eleições que disputou. O vice de Pretto é Pedro Ruas (PSOL). 

Eduardo Leite (PSDB): o candidato é natural de Pelotas e tem 37 anos. Leite foi o segundo político mais jovem a governar o Rio Grande do Sul, no entanto renunciou para tentar a corrida presidencial mas voltou à tentativa de reeleição. Gabriel Souza (MDB) será vice de leite. 

Luis Carlos Heinze (PP): o candidato de 71 anos é natural de Candelária e engenheiro agrônomo. Foi prefeito de São Borja e deputado federal cinco vezes. Tanise Sabino (PTB) será vice de Heinze. 

Onyx Lorenzoni (PL): político natural de Porto Alegre, Onyx tem 67 anos, é médico veterinário eleito duas vezes deputado estadual e está em seu quinto mandato como deputado federal. A vice de Onyx será Claudinha Jardim (PL).  

Rejane de Oliveira (PSTU): natural de Porto Alegre, a candidata tem 61 anos e é professora aposentada da rede estadual. A única candidata mulher na disputa também está em sua primeira eleição. Rejane terá como vice Vera Rosane (PSTU). 

Ricardo Jobim (Novo): natural de Santa Maria, o candidato de 46 anos é advogado e empresário da comunicação, além de professor universitário. Ex-presidente da OAB, Ricardo disputa a primeira eleição e terá como vice Rafael Dresch (Novo). 

Roberto Argenta (PSC): o candidato nascido em Gramado tem 69 anos e é empresário do setor calçadista. Foi vereador e prefeito de Igrejinha, além de deputado federal e presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs). A vice do candidato do PSC é Nivea Rosa (Solidariedade).

Vicente Bogo (PSB): candidato natural de Santa Catarina, Vicente tem 65 anos e é professor universitário. Foi vice-prefeito de Santa Rosa, deputado federal e vice-governador. Bogo terá como vice Josi Paz (PSB).

Vieira da Cunha (PDT): natural de Cachoeira do Sul, Vieira tem  62 anos e é Procurador do Ministério Público. Além de ter sido vereador em Porto Alegre, foi deputado estadual por três vezes, e deputado federal por duas. Já concorreu ao cargo de governador em 2014, tendo ficado em quarto lugar. A vice do candidato será Regina Santos (PDT).