Justiça dá ordem para demolir famoso prédio no RS
Um dos mais famosos prédios de Porto Alegre deixará de existir em breve. Foi determinado pela Justiça nesta terça-feira (18) a demolição do Edíficio Galeria XV de Novembro, conhecido popularmente como “Esqueletão”. A decisão foi tomada pelo juiz da 10ª Vara da Fazenda Pública do Foro Central de Porto Alegre, Eugênio Couto Terra.
A decisão judicial foi justificada pelo diagnóstico da estrutura do imóvel: o edifício apresenta danos em sua estrutura e pode representar risco à vida das pessoas que transitam em suas proximidades. Confira abaixo mais informações sobre a demolição do Esqueletão.
Justiça determina demolição de famoso prédio
A decisão foi tomada com amparo de um laudo técnico realizado em agosto de 2022. O prédio já havia sido desocupado em setembro de 2021 e sua demolição foi solicitada após a publicação do estudo.
Segundo o juiz, o laudo revela que os elementos estruturais do prédio estão comprometidos por diversos danos. Além disso, Terra afirma que o estado do edifício têm se agravado a cada mês e representa risco para a população.
“Diante do exposto no laudo, tem-se que os elementos estruturais do imóvel se encontram comprometidos por fissuras, desplacamentos e corrosões; contexto o qual pode ter como consequência a ruptura dos elementos estruturantes do prédio, visto o esgotamento da vida útil do projeto e o atingimento de patamar crítico” […] Seu estado tende a se agravar mês a mês, em velocidade crescente. O fator ocupação agrava ainda mais a situação para os ocupantes e transeuntes, visto o acréscimo de carga e a probabilidade de um colapso global”, afirmou o juiz.
Outro motivo para a demolição são as recorrentes ocupações: o Esqueletão têm estado sob constante ameaça de invasão, fator que aumenta o perigo, pois o risco de colapso é maior devido ao peso de pessoas ocupando o espaço.
Com a autorização, o processo de demolição fica sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. O governo municipal ainda pode receber ressarcimento dos custos com os proprietários do imóvel.
Em fala para o portal GZH, o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer, revelou que a demolição deve ser concluída até o fim da atual gestão da prefeitura.
Imagem: Pedro Piegas / PMPA