Laudo confirma que prédio no centro de Porto Alegre vai cair
O Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais da UFRGS (Leme) entregou para a Prefeitura de Porto Alegre um laudo sobre a situação do Edifício Galeria XV de Novembro, também conhecido como Esqueletão. O estudo realizado durante nove meses concluiu que a estrutura pode desabar caso não sejam feitas obras no local.
De acordo com o material, o prédio de 19 andares situado no Centro Histórico da capital está sendo afetado pelo tempo em que a obra ficou parada, são décadas de uma estrutura que nunca foi concluída.
De acordo com os profissionais que participaram do estudo presente no laudo, o prédio que desde 1950 aguarda sua conclusão está com infiltrações, desgastes na estrutura e concreto esfarelando.
Esqueletão Porto Alegre
Conforme a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Esqueletão precisará ser demolido, ainda que a instituição não tenha explicitado alguma data em seu relatório. Porém os indícios de que qualquer incidente com a estrutura poderia ocasionar um acidente e risco para o entorno do local fazem com que a situação deva ser tratada como uma emergência pública.
A alternativa para a demolição seria uma reforma em toda a estrutura do prédio, o que resultaria em um gasto muito superior ao plano de botar a estrutura abaixo. Há pontos da construção original, como as escadas do local, que não atendem às exigências do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI), necessitando de mais uma modificação de alto custo na estrutura.
Em 2018 outro laudo, desta vez emitido pela prefeitura da capital, indicou que o prédio estava em risco crítico de desabamento. Na época, o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) encaminhou um pedido para demolição do edifício.
Um posicionamento oficial da instituição é esperado ainda para esta semana. A Prefeitura de Porto Alegre ainda não se manifestou sobre o laudo entregue pela UFRGS.