Lençóis maranhenses no RS: Descubra este incrível local e economize em viagens!

Os lençóis maranhenses são um dos destinos mais conhecidos do Brasil tanto nacional quanto internacionalmente: com suas grandes dunas e águas transparentes, o local atraí turistas anualmente para a região noroeste do Maranhão. Mas você sabia que há um destino muito parecido também no Rio Grande do Sul?

Os lençóis cidreirenses contam com águas cristalinas e dunas móveis de até 20 metros. Trata-se de uma área de preservação, localizada entre as praias de Cidreira e Pinhal, a 140 km de Porto Alegre. Confira abaixo mais informações a respeito dos lençóis cidreirenses.

Conheça os “lençóis maranhenses” do Rio Grande do Sul

O equivalente gaúcho dos lençóis maranhenses é conhecido por três fatores principais: águas transparentes, dunas de areia e aves de diferentes espécies. A área conta com três lagoas diferentes: da Rondinha, da Cidreira e Fortaleza.

A transparência da água é resultado da sua profundidade – o aspecto cristalino é mais perceptível nas lagoas expostas aos ventos costeiros Nordeste e Sul. A região é uma exceção em todo o R, sendo uma das únicas regiões costeiras com elevações significativas de altitude.

Há alguns caminhos diferentes para se chegar nos lençóis cidreirenses: os visitantes podem fazer a travessia a pé, em um trajeto de 4 km pela RS-786. Neste caso, é recomendado caminhar com calçados, devido ao aquecimento das dunas de areia.

É possível também chegar de barco, por diversos caminhos. Um deles é a praia da Rondinha, às margens o km 92 da RS-040 – em caso de dúvida, há uma placa na rodovia que indica a entrada para a lagoa. Outras opções são a praia de Fortaleza, na qual com acesso no km 2 da RS-784.

Outra passagem é pelo Lagoa Country Club, que possuí uma vila naútica na Lagoa da Cidreira. Por fim, também é possível fazer a travessia pelo canal sobre a ponta da RS-784, mas é preciso atenção à trechos de grande profundidade.

Imagem: Reprodução / Facebook / Cidreira RS