Levantamento mostra que BBB 22 dominou o WhatsApp

Durante o período de exibição do reality Big Brother Brasil (BBB), um dos conteúdos que mais predomina nas redes sociais é sobre o programa.

A consultoria de data science Ilumeo realizou um estudo das primeiras semanas do reality show utilizando um tipo de monitoramento conhecido dark social, e concluiu que a repercussão do programa já vai além das redes sociais.

De acordo a Ilumeo, o programa, mesmo tendo estreado há menos de um mês, já está rendendo muitas discussões em âmbito privado via plataformas de mensagens, como o WhatsApp.

A partir de pesquisas com brasileiros acima de 18 anos, a empresa conseguiu categorizar os conteúdos orgânicos por meio de inteligência artificial e humana.

Grande parte do material contido no WhatsApp sobre o reality é retirado de outras plataformas, maior parte advindo do twitter (29%). Seguido do Instagram com 15% e TikTok com 3%. 

Outras plataformas como Kwai, Telegram e Youtube aparecem com menor porcentagem.

Diante do experimento, foi possível observar que os mensageiros WhatsApp e Telegram se tornaram quase que um pay-per-view paralelo ao Globoplay, plataforma oficial da Globo.

Durante o dia inteiro, diversos grupos compartilham trechos de acontecimentos da casa, juntamente com imagens, gifs, comentários e citações diretas dos participantes.

Muitas vezes, o telespectador nem mesmo precisa ligar a televisão no período da noite para saber o que está acontecendo na casa mais vigiada do Brasil. Basta acessar o WhatsApp ou Telegram.

Os “memes” são os preferidos dos usuários e reinam entre os compartilhamentos. 35% do conteúdo é deste tipo. Entre os conteúdos também estão trechos do reality, notícias, entre outros.

O que é dark social?

O dark social é um tipo de monitoramento que permite descrever as interações sociais que não podem ser monitoradas por ferramentas tradicionais de analytics.

Vem ganhando destaque em estratégias de marketing, visto que houve uma grande ascensão dos aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram, canais estes que são mais difíceis de rastrear ou identificar.