Litoral do RS registra aumento recorde de salvamentos nas praias
O Rio Grande do Sul registrou aumento recorde em número de salvamentos durante os primeiros meses do ano. De acordo com dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM), foram quase 70% mais resgates em relação ao período anterior.
Os dados representam os ocorridos entre o início da Operação Verão, em 17 de dezembro de 2022, até o último domingo (19). Confira abaixo mais detalhes sobre os dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros.
Número de mortes no litoral gaúcho também subiu
Durante os 65 dias de Operação Verão, foram 704 resgates realizados, um aumento de 69,2% em relação aos 416 registrados no mesmo período em 2022. Trata-se do maior número registrado desde a edição de 2020/2021, que marcou 736 salvamentos, e um total de 10 mortes.
Na operação atual, foram registrados nove óbitos, um aumento significativo em comparação às duas mortes registradas no período anterior. Todos os óbitos ocorreram em locais e horários sem a presença de guarda-vidas. Um fator comum entre todas as edições da Operação Verão é a concentração do maior número de casos no Litoral Norte do estado.
Riscos de afogamentos aumentam durante o verão
O aumento no número de pessoas nas áreas de banho durante o verão leva ao aumento direto no número de salvamentos e acidentes, mesmo nos dias com boas condições no mar. De acordo com o CBM, o maior tempo de permanência dos banhistas aumenta os riscos. A população deve ficar sempre alerta às bandeiras de aviso no litoral, que indicam locais perigosos para o banho.
Em comparação com o aumento das incidências no litoral, as águas internas no Rio Grande do Sul demonstram o oposto, com uma redução nos registros de salvamentos. Até o momento, foram 48 ocorrências em rios, açudes, lagos e lagoas, uma redução de 22% em relação aos 62 registrados na edição anterior.