Loteria municipal: veja quando a prefeitura de Porto Alegre planeja iniciar as operações

Em janeiro de 2023, a tão falada loteria municipal deve começar as operações em Porto Alegre.

Atualmente, o passo é a estruturação de um edital de concessão para que um ou mais grupos privados assumam o direito de explorar o serviço, que deve ser lançado até maio. A função da prefeitura será fiscalizar e receber os recursos visando repassar os valores, sobretudo, para o transporte coletivo da cidade.

“Não há ainda definições de como será o sorteio, qual o formato, que tipos de jogos serão utilizados, se esportivos ou o tradicional bilhete, se será semanal, quinzenal ou mensal”, explicou o secretário de Modernização e Gestão de Projetos de Porto Alegre, Alexandre Borck.

Além da prefeitura, o serviço será fiscalizado por órgãos de auditoria. “O que temos certeza é que, hoje, Porto Alegre coloca R$ 100 milhões no transporte público. Sendo exitosa (essa loteria), vamos conseguir aportar mais do que este recurso para que o município tenha uma passagem mais ajustada. Também para que possamos fazer esse trabalho importantíssimo da acessibilidade”, disse Borck.

Em relação à competitividade do setor de apostas, a prefeitura trabalha com três fatores para potencializar a loteria: investimento da concessionária em mídia para promover e estruturação da loteria; cunho social envolvido e o boca a boca entre a população.