Lua azul! Saiba como ver este lindo fenômeno nesta quarta (30); confira

Ocorrerá nesta quarta-feira (30) um raro e belíssimo fenômeno que poderá ser visto em todo o Brasil — a superlua azul. Esse é um evento raro, que aconteceu pela última vez em 2018 e só se repetirá daqui a mais de 10 anos, em 2037.

O fenômeno é uma combinação entre dois fenômenos: uma superlua, que ocorre quando o satélite natural está muito mais próximo da Terra — assim, passa a impressão de ser maior e ainda mais brilhante; e a “lua azul”, o segundo ciclo de uma Lua Cheia dentro do mesmo mês. Confira abaixo mais informações sobre o fenômeno.

Lua azul poderá ser vista em todo o Brasil nesta quarta-feira

Durante a superlua, o satélite natural fica a menos de 360 mil km da Terra, e por isso, aparenta estar 14% maior e 30% mais brilhante em relação aos períodos de maior distância do planeta.

Apesar do termo “ lua azul”, o satélite não terá mudança de cor — a definição é referente apenas à sua raridade, ocorrendo apenas a cada dois ou três anos. Já a superlua é mais comum, com repetições de uma a seis vezes por ano. O último registro foi no dia 1º de agosto.

Em algumas regiões do país, a nebulosidade pode prejudicar a observação do evento — por isso, confira a previsão do tempo para o dia em sua cidade. Desde que o céu esteja claro, será possível a visualização a olho nu, sem necessidade de nenhum equipamento especial.

O evento já ficará visível por volta das 18h45, mas alcançará seu brilho máximo apenas às 22h35, conforme o horário de Brasília. O ideal é observar o fenômeno no princípio, enquanto estiver mais próximo do horizonte, logo após o pôr do sol. Ao nascer, o tamanho do corpo celeste poderá ser comparado a prédios e outros pontos referenciais do ambiente.

Imagem: Divulgação / Observatório Heller & Jung