Lula pega de surpresa e decepciona seus eleitores
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeia petistas para cargos no governo e o eleitorado responde ao descumprimento da promessa de que seu governo seria de frente ampla. O presidente, na época da eleição, afirmava que seu governo não seria “requentado”.
As nomeações do governo Lula até o momento foram bem recebidas pelo PT, e vistas com críticas pela parcela do eleitorado que votou no candidato pela promessa de um governo que conciliasse demandas de população em vários espectros políticos.
Quais nomeações do governo Lula geraram revolta?
Aloizio Mercadante foi criticado após sua nomeação recente no dia 13 de dezembro. O político foi nomeado como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ser ocupar diversos ministérios durante o governo de Dilma Rousseff.
A nomeação de Mercadante vem 4 dias após a confirmação de Fernando Haddad como Ministro da Fazenda. Haddad foi Ministro da Educação durante o período de 2005 a 2012, nos governos Lula e Dilma. O político também foi candidato á Presidência da República pelo PT nas eleições de 2018.
Por conta das nomeações de Aloizio e Haddad em seus cargos, o governo de Lula começa a ser visto como mais alinhado com o PT e à esquerda do que com os interesses da frente ampla. A decisão foi vista com desaprovação e gerou expectativas negativas para as próximas nomeações, considerada um rompimento da promessa de campanha de Lula. O futuro governo terá mais de 30 ministérios e está no início de sua formação.