Lula prepara anúncio de medidas para enfrentar estiagem no RS

O cenário é de calamidade. Enquanto o país se prepara para o Carnaval, o Rio Grande do Sul se depara com um problema muito mais grave: a estiagem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preocupado com a situação, planeja uma viagem ao estado para anunciar medidas estruturais de enfrentamento à escassez de água e seus efeitos devastadores.

Mais da metade das prefeituras do estado já decretou situação de emergência. A falta d’água potável afeta tanto humanos quanto animais e as lavouras estão sendo destruídas. A situação é tão crítica que Lula não pretende esperar muito tempo para tomar medidas.

Em reunião com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o presidente buscou informações para agir com rapidez e eficácia. Embora esteja prevista uma viagem para uma ilha da Bahia durante o Carnaval, um retorno antecipado para Brasília não é descartado, tamanho é o grau de preocupação do presidente.

O governo já havia anunciado que iria tomar medidas emergenciais e estruturais para enfrentar a estiagem no Rio Grande do Sul, mas o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, apagou a mensagem que divulgou em sua conta do Twitter. Agora, a expectativa é que Lula mesmo anuncie as medidas para amenizar os impactos dessa crise.