Luzes estranhas são vistas no céu do RS! Saiba do que se trata

Cidadãos de algumas cidades do Rio Grande do Sul relataram luzes anormais no céu do estado na noite da última quarta-feira (1º). Os tais pontos brilhantes, alinhados, puderam ser vistos em Porto Alegre e outros municípios do estado. Estas luzes foram emitidas por satélites Starlink da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk.

São 3,5 mil satélites em órbita ao redor da Terra, com 3,1 mil em funcionamento. Eles começaram a ser lançados pela SpaceX em 2019, e desde então, é comum ver alguns destes grupos pelo céu em diversos locais do mundo. Nesta última quarta-feira, eles estavam visíveis em Porto Alegre. Confira um registro abaixo feito por um cidadão de Porto Alegre e divulgado nas redes sociais.

Imagens mostram luzes dos satélites Starlink em Porto Alegre

https://twitter.com/CHARLYPOA/status/1620929683981307909
Reprodução: Redes sociais

De acordo com o site findstarlink.com, que registra a localização dos satélites no mundo, eles podiam ser vistos em Porto Alegre desde às 20h26 da quarta-feira. Através do site, também é possível conferir se as luzes estarão visíveis na sua região nos próximos dias.

Os equipamentos Starlink, da SpaceX, tem a função de fornecer conexão de internet em áreas remotas do mundo. A expectativa da empresa é cobrir o globo com satélites que garantam internet banda larga em todas as regiões do mundo. A intenção da empresa é eventualmente ter, no mínimo, 12 mil unidades orbitando a Terra.  Não é a primeira vez que os satélites Starlink chamam a atenção no Rio Grande do Sul. Em 10 de novembro de 2022, diversos cidadãos relataram ter avistado luzes misteriosas no estado. Na ocasião, o Observatório Espacial Heller & Jung, em Taquara, declarou que as luzes do equipamento da SpaceX eram a explicação mais plausível para o fenômeno.