Maior parque de esculturas da América Latina fica no RS; conheça
O escultor Rogério Bertoldo, 48 anos, fez sua galeria de arte, na região centra do estado, em Júlio de Castilhos. Por 13 anos consecutivos ele escupiu os mais diversos esculturas em pedras de arenito. São seis hectares de espaço aberto e culturalmente vibrante , no que é hoje o maior parque no estilo na América Latina.
Bertoldo jamais repetiu modelos. Ele renova sua galeria com frequência e obstinação pouco vista em semelhantes da área. De família de origem agrária italiana, confrontou seu destino natural de cultivador de fumo e grãos.
O terreno onde ergueu e ampliou sua arte é herança familiar. Foi desacreditado e incompreendido por enveredar no ramo. Em 2004, após 17 anos sendo professor de artes marciais, Bertoldo, já casado com Giselda Moro, começou um ano depois a fazer acontecer seu plano de execução artística.
Um leão robusto, de juba farta, talhada a machado e faca comum, reinou na coxilha apenas 12 dias depois do plano sair do papel.
Inspiração para o trabalho
“Eu projetava esse jardim, queria ver o mundo aqui. Quero que minha obra convide as pessoas a refletir sobre a própria existência e para que despertem sobre seus potenciais. A vida é agora. Não é passado, nem futuro”, comentou o artista ao portal GZH.
Foram 60 esculturas esculpidas nos primeiros cinco anos do parque. A influência oriental passou a ser regra no espaço onde animais convidam a atenção imediata. Ao fim de um determinado corredor, um Buda de 18 toneladas convida a refletir os limites das possibilidades das mãos.
Bertoldo cursou apenas até a sexta série do Ensino Fundamental e, na Argentina, foi à sua primeira exposição de arte em 2014, na Bienal de Esculturas do Chaco.
Localização e preços
Na área rural de Júlio de Castilhos, o melhor acesso não é pela região central do município (via BR-158). O espaço está no limite com Nova Palma e, o melhor trajeto para quem sai de Porto Alegre, por exemplo, é seguir pela BR-386, acessando a RS-287 e, ao chegar em Faxinal do Soturno, pegar a estadual RS-149.
O espaço é pet-friendly e possui um restaurante vegano. A entrada inteira é de $30 reais e $15 para quem possui meia-entrada. O horário de funcionamento é de terça à domingo, incluindo feriados, das 9h às 18h.