Maior pista de skate da América Latina é alvo de discussão em Porto Alegre; Entenda o caso
Porto Alegre possui a que é considerada como a maior pista de skate da América Latina situada diretamente no trecho 3 da orla do Guaíba. A grande construção, no entanto, tem causado polêmicas entre skatistas e aqueles que praticam o BMX Freestyle, que consiste em fazer manobras radicais sobre a bicicleta.
Os ciclistas são proibidos, de acordo com a disposição da Prefeitura de Porto Alegre, de utilizar o local. Segundo o decreto n° 21.218, de 22 de outubro de 2021: “A pista de skate é de uso exclusivo da modalidade, obedecendo a sua certificação, podendo ser liberada para outras atividades mediante certificação das federações correspondentes, com a homologação da administração municipal”.
A própria determinação do município tem sido questionada, como reforça Fabiano Garcia, diretor do Departamento de BMX Freestyle da Federação Gaúcha de Ciclismo. “Para nós, da Federação, estão faltando políticas públicas de inclusão. A gente segue usando escondido, quando aparece alguém da Guarda (Municipal), dá uma volta, disfarça”, revela.
Ações da Guarda Municipal buscam afastar ciclistas da megapista
No início do mês, o ciclista Vinícius de Barros estava na pista de skate quando foi atingido por um taser disparado por um agente da Guarda Municipal. Barros acabou algemado e detido. Hoje, o ciclista fala sobre a falta de inclusão no local. “Porto Alegre optou por construir a maior pista da América Latina que não suporta todos esportes radicais. Há mais de 10 anos, pratico BMX e skate. Já andei em diversas pistas dentro e fora do Brasil, sempre fui muito bem recebido e pude desfrutar do espaço independente do esporte que escolhi praticar no dia”, aponta. Ele também acrescenta o fato de estar se criando uma rivalidade entre as práticas. “A luta deveria ser em conjunto, e não de um esporte contra o outro. A prefeitura, por meio das suas medidas, está criando um antagonismo desnecessário entre dois esportes que há muito tempo dividem pistas, campeonatos, histórias, vivências e muitas amizades”, finaliza.
Conforme a secretaria de Esporte, Lazer e Juventude de Porto Alegre, uma pista de BMX deve ser construída por parte da concessionária do Parque Marinha.