Mais filas são registradas para a emissão da nova carteira de identidade nesta semana, saiba como foi o atendimento

Filas são registradas para a emissão da nova carteira de identidade no Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre, nesta semana. Somente na parte da manhã desta quarta-feira (27), mais de 150 senhas foram distribuídas para o público que aguardava o atendimento do lado de fora do prédio.

Conforme reportagem do Diário Gaúcho, muitas pessoas que aguardavam no local estavam desinformadas a respeito da validade do documento, que só deixará de ser válido em 2032. “Achei que a minha não valia mais” disse um homem à atendente.

Outra dúvida recorrente é sobre a via que será emitida. Inicialmente, o novo modelo da carteira de identidade está disponível apenas para a emissão da primeira via do documento gratuitamente. Ou seja, a solicitação da segunda via segue com o formato antigo.

“Pensei que teria o QR Code já” lamentou o funcionário público Jorge Valmir Ribeiro dos Santos, 52 anos.

O IGP está solicitando que os cidadãos não tenham urgência na emissão do documento e evitem ir até à sede durante o mês de julho, pois é o mês das férias escolares quando há um aumento da demanda pela emissão do documento. 

A nova carteira de identidade

A nova carteira de identidade terá como diferencial o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral e válido em todo o país. O número do RG será substituído pelo número do CPF. Além disso, o documento terá um QR Code que informará se a pessoa é doadora de órgãos, entre outras informações. 

Após o Rio Grande do Sul, os estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná começarão a emitir o documento. Para os demais estados ainda não há previsão. 

Caso o cidadão precise corrigir alguma informação no CPF, deverá realizar a atualização gratuitamente no site da Receita Federal. Para mais informações, acesse o site https://www.gov.br/pt-br/noticias/noticias/nova-carteira-de-identidade-nacional-comeca-a-ser-emitida