Manchas na pele: Quais as causas e como tratá-las

Manchas na pele são um problema comum que pode surgir em qualquer parte do corpo, e dependendo do caso, pode exigir atenção especial. Elas podem ser causadas por vários fatores, e podem ou não ser sintomas de problemas maiores.

Por isso, é importante ficar atento para saber identificar quais os possíveis motivos de manchas na pele e quando se deve procurar ajuda médica. É importante ressaltar que a opinião de um profissional da área é sempre a melhor opção a se buscar.

O que pode causar manchas na pele? Como tratar?

Manchas na pele podem surgir por diversos motivos. Um dos mais comuns é envelhecimento, mas também podem ser sinais de exposição excessiva ao sol (sem o uso de protetor solar), alterações hormonais, medicamentos específicos como anticoncepcionais e também predisposição genética.

Estas manchas podem ser um sinal de melasma, condição que causa a produção excessiva de melanina na pele. Mulheres grávidas também podem apresentar cloasma gravídico, que se manifesta no rosto. Outra causa pode ser por micose superficial, causado por infecção de fungo que causa despigmentação da pele, deixando certas áreas com tonalidade embraquecida.

Em caso de manchas surgindo na pele, a recomendação principal é procurar ajuda médica. O médico mais indicado para fazer diagnóstico em casos do tipo é o dermatologista. Após a identificação, o tratamento vai variar de acordo com a condição que esteja afetando a pele. No entanto, em geral, para estes casos costumam ser usados cremes específicos, protetor solar e em casos de infecção, medicamentos antifúngicos orais ou sistêmicos.