McDonald’s pode fechar no RS? Entenda!

O McDonald’s fechou temporariamente seus escritórios nos Estados Unidos esta semana e agora se prepara para executar um plano de demissões em massa. A informação foi confirmada pelo Wall Street Journal neste domingo (2).

De acordo com as informações do jornal estadunidense, as medidas fazem parte de um processo de reestruturação das atividades da empresa. Com as crescentes ondas de demissões em massa, há a dúvida se funcionários ou lojas no Rio Grande do Sul e no Brasil serão afetados. Confira mais detalhes abaixo.

McDonald’s pode fechar no RS?

De acordo com as informações do Wall Street Journal, o setor brasileiro da companhia não deve ser afetado. As decisões recentes do McDonald’s foram centradas apenas setor corporativo da empresa nos Estados Unidos, com o fechamento de escritórios e demissão de funcionários nessa área.

Em e-mail interno, a empresa pediu para os funcionários continuarem a exercer suas atividades de forma remota até quarta-feira (5). Foi solicitado também que os empregados cancelassem todas as reuniões com partes externas da sede do McDonald’s, como fornecedores, por exemplo.

“Queremos garantir o conforto e a confidencialidade de nosso pessoal durante o período de notificação”, afirmou a empresa em nota enviada aos funcionários.

Ainda não está certo quantos funcionários serão demitidos. “Durante a semana de 3 de abril, comunicaremos as principais decisões relacionadas a funções e níveis de pessoal em toda a organização”, disse a empresa em mensagem divulgada pelo jornal.

Em janeiro, o McDonald’s anunciou que reorganizaria suas atividades em uma nova estratégia de negócios. O processo deve envolver, além da revisão dos funcionários do setor corporativo, demissões e expansões em outros setores.

Atualmente, a rede de fast-food emprega cerca de 150 mil funcionários, com 30% destes localizados nos Estados Unidos. O número está em queda desde 2017, quando a companhia tinha cerca de 235 mil funcionários. Apesar da queda, a empresa teve lucros líquidos de US$ 6,17 bilhões de dólares em 2022.