Melhor notícia confirmada para motoristas de Porto Alegre
O cenário da orla do Guaíba está prestes a receber uma significativa adição. Uma área de 1.125,97 m², tradicionalmente conhecida por estar fechada e anteriormente utilizada como quadra esportiva, será transformada em um estacionamento. Esta mudança promete aliviar a demanda por vagas para veículos, especialmente aos finais de semana, quando a região se torna um verdadeiro ponto de encontro para residentes e turistas.
Segundo a Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Smap), a área, situada ao lado da Praça Júlio Mesquita, tem potencial para abrigar até 40 veículos. A decisão de mudar o espaço vem depois de anos de inatividade, trazendo uma nova utilidade para um local que já foi ponto de lazer e esportes para a comunidade local.
Secretário fala sobre mudança na área
André Barbosa, secretário da Smap, compartilha detalhes sobre o processo de transformação da área. “Ali, há muito tempo atrás, havia uma quadra de futebol de salão ou de basquete. Ainda tem uma parte deste piso lá. Mas (este espaço) está desativado há bastante tempo, está fechado. Para preparar para o leilão, nós limpamos e fizemos uma roçada”, diz o secretário.
O destino deste novo estacionamento será decidido através de um leilão, marcado para o dia 2 de abril. O processo é aberto a interessados que ofereçam o lance inicial de R$ 22,1 mil, com uma taxa mensal subsequente de R$ 11 mil para a prefeitura. Este modelo de concessão temporária, com duração inicial de um ano renovável por até mais quatro, visa a ativação do terreno enquanto planos de longo prazo estão sendo elaborados para a área.
No horizonte, a prefeitura planeja uma grande revitalização que abrange a área ao redor do aeromóvel do Gasômetro e a Praça Júlio Mesquita. Com propostas que incluem a instalação de cafés e outras atrações, lideradas por um consórcio de empresas com a Aerom Sistemas de Transporte à frente, a região tem o potencial de se tornar um vibrante ponto de encontro urbano.
A utilização da orla do Guaíba está em constante evolução, e este novo estacionamento é apenas um componente de um projeto maior de revitalização. A reutilização de espaços urbanos inativos não apenas melhora a infraestrutura existente mas também promove uma maior vivência comunitária, contribuindo para a transformação do cenário urbano de Porto Alegre.