Minha Casa, Minha Vida: Veja cidades de SC que vão receber novos apartamentos do programa
Nesta quarta-feira (22), o governo federal anunciou oficialmente a primeira etapa para a implementação do Novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Nesta fase, serão atendidas famílias com renda de até dois salários mínimos (R$ 2.640).
Ao todo, 560 cidades do Brasil serão contempladas. Em Santa Catarina, 1.605 apartamentos serão distríbuidos em 11 cidades. São elas: Joinville (216 unidades), Florianópolis (192), Blumenau (192), São José (200), Itajaí (200), Chapecó (99), Itapema (150), Canoinhas (36), Mafra (120), Tijucas (100), Imbituba (100).
Em Santa Catarina, o Minha Casa, Minha Vida já implementou unidades durante o primeiro governo Lula, no lançamento do projeto, que aconteceu março de 2009. Atualmente, há condomínios em cidades como Criciúma, Blumenau e Joinville.
Minha Casa, Minha Vida: Mais de 185 mil unidades habitacionais serão construídas em mais de 500 cidades
O governo decidiu construir 187,5 mil unidades habitacionais para a Faixa 1. Dessas, 184 mil são destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros. As outras 3,5 mil serão para famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública, ou pela realização de obras públicas federais no Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A escolha das propostas pelo Ministério das Cidades foi oficializada em uma cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Bibliotecas e salas de leitura
Nesta nova etapa do programa, uma das propostas do governo federal é implementar salas de biblioteca ou leitura nos empreendimentos habitacionais.
Durante o evento, o Ministério das Cidades e a Academia Brasileira de Letras (ABL) assinaram um protocolo de intenções para abastecer as bibliotecas e salas de leituras nos empreendimentos do MCMV com livros. Isso permitirá que um acervo de livros seja criado por meio de doações recebidas pela ABL e de outros parceiros públicos e privados.