“Mini-lua” ao redor da Terra? Descoberta impressiona especialistas

Foi recentemente identificada por astrônomos a presença de um tipo de “mini-lua” localizada próxima do planeta Terra. O objeto se trata de uma rocha espacial, que orbita o Sol em uma rota similar à Terra, nomeado de 2023 FW13, avistado pela primeira vez em 28 de março de 2023.

O corpo celeste tem cerca de 10 metros de diâmetro e ao contrário da própria Lua, não orbita nem possui qualquer tipo de relação de gravidade com a Terra. Confira abaixo mais informações sobre a rocha e as circunstâncias da descoberta.

Mini-lua descoberta recentemente tem órbita similar à da Terra

A mini-lua foi avistada pela primeira vez em 28 de março deste ano e teve sua presença confirmada após observação nos estados do Havaí e Arizona. Em seguida, foi batizada com o nome de 2023 FW13.

O corpo celeste não possui os mesmos comportamentos da Lua, que graças à sua relação de gravidade com a Terra, resultado do seu tamanho e massa, pode influenciar a vida no planeta. Esse não é o caso da mini-lua, que possui apenas 10 metros de diâmetro.

Apesar de todas as diferenças, há um ponto de comparação entre os dois corpos celestes: sua órbita. A rocha tem uma rota similar à feita pela Terra em torno do sol, e por isso, recebeu o apelido de “mini-lua”.

A descoberta de objetos desse tipo não é nenhuma novidade: outros corpos similares já foram encontrados por astrônomos no passado. Um dos aspectos comuns entre esses satélites é sua origem na formação de resquícios de outras luas. Geralmente também possuem órbita instável.

Apesar da instabilidade, a 2023 FW13 não está em rota de colisão com a Terra, mas tem se aproximado gradualmente do planeta ao longo dos anos. Essa aproximação, junto à gravidade baixa exercida pelo corpo, significa que a “mini-lua” futuro servir como um possível ponto de apoio para astronautas.

Imagem: Reprodução / Pixabay