Moda dos aparelhos ortodônticos coloridos

Muitos jovens brasileiros estão colocando aparelho ortodôntico sem necessidade e em qualquer lugar, com material comprado até mesmo no camelô, apenas para ficarem na moda dos aparelhos coloridos.

Nas redes sociais esses jovens explicam como colocam os fios coloridos e dizem que qualquer pessoa pode confeccionar os aparelhos, esses jovens que são famosos na internet e tem muitos seguidores nas redes sociais, ostentam com orgulho os dentes coloridos e cheios de estilo.

Aparelho-coloridos

Uma jovem de apenas 14 anos, conta que passou pelo ortodontista e pediu para que colocasse as cores chamativas que estão na moda, mas o dentista informou que não era possível pois o material correto para aparelho não era colorido nem fluorecente, então ela foi pra casa e começou a trocar o fio ela mesma, com fios que ela comprou num camelô.

Para estar na moda eles fazem qualquer coisa e a criatividade vai longe, até mesmo cerdas de vassoura viram fio ortodôntico, e quando os bráquetes se soutam usam Super Bonder para colar ao dente.

Os camelôs do centro de São Paulo e de várias cidades pelo Brasil estão de olho nessa moda e aproveitam para vender os materiais para a confecção dos aparelhos, porém esses materiais podem causar danos sérios a saúde bucal, pois o como não há um profissional executando o tratamento, pode haver perda óssea irreversível e até mesmo a perda dos dentes, alerta o presidente do CROSP, Dr Cláudio Miyake.

Foram feitos testes laboratoriais com fios coloridos da moda, e os resultados foram desastrosos, em apenas três semanas usando o fio colorido num modelo que simula uma boca humana, a movimentação nos dentes foi muito grande, o causaria uma perda óssea e retração gengival irreversível.

Quando os dentistas fazem o tratamento ortodôntico num paciente, são feitos cálculos para saber a força exata que deve aplicar em cada dente durante todo o tratamento, para corrigir o posicionamento dos dentes e são realizadas consultas regulares para acompanhar a progressão do tratamento.