Moeda digital: Veja como funcionará no Brasil
O Banco Central trabalha para a criação de uma moeda digital no Brasil: o real digital. A ideia é otimizar o mercado de pagamento no varejo e promover o acesso a serviços bancários a população ainda não incluída.
O que é o Real Digital?
O real digital será uma CDB (da sigla em inglês para Central Bank Digital Currency) que em português significa Moeda Digital Emitida pelo Banco Central. Isso quer dizer que ela terá uma instituição financeira reguladora por trás, no caso o Banco Central, ao contrário das criptomoedas que são reguladas pela lei da oferta e procura.
Ou seja, o real digital será uma versão digital lastreada e com o mesmo valor da nossa moeda corrente, o Real. Com ele, será possível fazer operações bancárias disponíveis hoje em dia, como depósitos bancários, por exemplo.
A moeda digital será mais uma opção para o brasileiro que já está habituando-se ao uso de tecnologias na hora de efetuar uma transação bancária. Para se ter uma ideia, em 2020, apenas 35% das transações das operações financeiras feitas no Brasil foram realizadas com cédulas, segundo relatório da The Global Payments Report.
Porém, para o Banco Central implementar o projeto, é preciso um amadurecimento do mercado brasileiro “O Banco Central deve estar preparado para desenvolver instrumentos para atender às demandas da sociedade e para garantir a eficácia de suas políticas de estabilidade monetária e financeira, conforme expresso em sua missão. O real digital parece ser a ferramenta ideal para essas tarefas”, diz comunicado do órgão.
Sobre a implementação do Real Digital
Em relação a implementação da moeda digital no país, o plano é começar a fase de testes com a participação da população até o final deste ano até 2023, e só em 2024 é que a moeda digital deve ser implementada pelo BC no Brasil.