Moinhos de Vento: obra deve alterar trânsito durante o mês de setembro; Confira as mudanças no bairro

Previsão é de bloqueios das 7h30min às 17h, até o dia 17 deste mês.

Nesta segunda-feira (5), os motoristas que trafegarem pelo bairro Moinhos de Vento, na região central de Porto Alegre, devem prestar atenção nas mudanças ocorridas no trânsito. O fluxo de veículos estará bloqueado na rua Mostardeiro, no trecho entre as ruas Miguel Tostes e Mariante, das 7h30min às 17h.

As mudanças ocorrem por conta do trabalho que começou no último sábado (3) e deve seguir, pelo menos, até o dia 17 deste mês, período em que o trânsito seguirá bloqueado por conta da retirada de árvores, pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), que estão sobre o Reservatório Mostardeiro, onde foi descoberto um vazamento.

O bloqueio no trânsito foi necessário devido ao porte dos vegetais. A ação consiste na retirada de três árvores, cujos cortes foram aprovados pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam): uma falsa seringueira, uma paineira e um cocão, que estão localizadas entre as ruas 24 de Outubro e Mostardeiro, no Parque Tenístico José Montaury.

Quatro caminhões e 12 profissionais participam da operação. Neste final de semana, de acordo com a secretaria, foi feita grande parte da remoção da copa da paineira e da falsa seringueira. A próxima etapa é seguir com a retirada do tronco e, depois, das raízes.

O estacionamento também será proibido na quadra. Será permitido apenas o acesso de moradores aos edifícios do trecho bloqueado. O Pronto-Socorro Cruz Azul, que fica na região, terá acesso liberado para pacientes.

Depois dessa primeira etapa, obras de correção serão feitas no Reservatório Mostardeiro, com previsão de duração de outros 15 dias. O trânsito é monitorado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Os bairros que têm acesso ao Reservatório Mostardeiro são: Auxiliadora, Azenha, Bela Vista, Bom Fim, Centro Histórico, Cidade Baixa, Farroupilha, Floresta, Independência, Jardim Botânico, Menino Deus, Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Partenon, Petrópolis, Praia de Belas, Rio Branco, Santa Cecília, Santana, São João e Três Figueiras. A população atendida é de cerca de 160 mil habitantes. O vazamento identificado poderia abastecer mais de 21 mil pessoas diariamente, segundo o Dmae.

O Dmae informou não ter notado nenhum sinal de desabastecimento devido ao vazamento até o momento. No entanto, caso isso ocorra, o Reservatório Palmeira garantirá o acesso à água. Neste momento, o abastecimento está sustentado pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Moinhos de Vento.

A indicação é a de que os motoristas façam o desvio pela rua Miguel Tostes, Rua Castro Alves e Rua Mariante. Além disso, o órgão orienta para que se evite a saída do Centro pela parte alta (Avenida Independência) no período da operação, e que se opte pelas saídas pela parte baixa: Avenidas Farrapos, Voluntários da Pátria, João Pessoa ou Túnel da Conceição e Avenida Osvaldo Aranha.