Moradores do RS devem ficar atentos à mudanças no clima! Confira previsão para essa semana

Chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Sul será uma realidade durante essa semana. Com a chegada de uma frente fria ao longo dos estados da região Sul, altas precipitações serão frequentes no clima dos próximos dias.

Ainda que na porção Leste do estado predomine o ar quente com elevadas temperaturas, satélites da NASA acessados pela MetSul nessa segunda-feira (01) evidenciam a formação de carregadas nuvens ao Sul e Oeste do RS.

Em média, os ventos que circulavam no momento da captura das informações estavam movendo-se entr 40 e 45 km/h, nas cidades fronteiriças com o Uruguai, podendo chegar aos 60 km/h no extremo Sul gaúcho.

Terça-feira

Ao Nordeste do RS, nos Aparados e ao Norte do litoral, a chuva se fará presente. Porto Alegre recebe a chuva durante a madrugada. As precipitações irão dominar a quase totalidade do RS junto à frente fria.

Quarta-feira

Durante o meio da semana as precipitações mais intensas irão se concentrar ao Norte do estado. O clima no Extremo Sul e na fronteira com o Uruguai enfrenta ar mais seco e temperaturas frias.

Quinta-feira

A parte Oeste do estado e mais da metade do Sul estarão aliviadas, enquanto o Norte e Leste gaúcho ainda encontrarão chuvas moderadas. O sol se abrirá aos poucos em alguns pontos isolados.

Sexta-feira

Uma nova carga de precipitações se aproximará na abertura do fim de seamna. Maior nebulosidade estará presente ao Norte e Oeste gaúcho. Fortes chuvas não estão fora de cogitação.

Fim de semana

Há, até o momento, sucessivas alterações nos diagnósticos prévios a partir da sexta-feira. É recomendável que o leitor se atualize das informações em dias mais próximos ao fim de semana. Ainda assim, a chuva estará presente em considerál parcela do território gaúcho.

As atuais previsões estimam uma média de 50 mm. Alguns locais específicos podem superar os 100 ou 150 mm, extrapolando os prognósticos para todo o mês de maio.

Extremo Sul gaúcho, Sul de Pelotas e territórios na direção do Chuí devem receber menos pancadas de chuva.

Mais informações

É incomum que o Rio Grande do Sul enfrente tamanho acúmulo de água nesta época do ano. Para entender como o clima irá se manifestar nos próximos dias, o vídeo a seguir pode ajudar na compreensão da situação.