Moradores do RS encontram “surpresa” em produto popular nos supermercados gaúchos

Moradores do Rio Grande do Sul encontraram “surpresas” inusitadas em um popular produto dos supermercados. Foi confirmada a presença de fungos e ovos de parasita no molho de tomate da marca Fugini, recolhido em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

A confirmação foi feita após análise do Instituto-Geral de Perícias (IGP), concluída nesta terça-feira (16). Todas as três amostras coletadas, de mercados, lotes e apresentações diferentes, apresentaram os mesmos resultados. Confira abaixo mais informações sobre o caso.

Produto de supermercado encontrado com fungos de ovos de parasita

De acordo com a delegada Jeiselaure de Souza, da Polícia Civil do RS, os responsáveis pela Fugini devem ser chamados para depor nos próximos dias. Espera-se que a investigação seja concluída até o fim de maio. A delegada afirma que os produtos contaminados produzem toxinas prejudiciais para a saúde.

“O resultado comprova que esses molhos estavam efetivamente contaminados por fungos e ovos de parasita, e, neste sentido, a resposta do IGP […] é de que os alimentos contaminados não são adequados, porque podem estar associados a bactérias e produzir toxinas que são prejudiciais à saúde”, afirma a delegada.

O primeiro caso de corpos estranhos em molhos de tomate da Fugini ocorreu em dezembro de 2022. Desde então, foram registradas mais cinco ocorrências na polícia.

Além deste caso, a Fugini também está sendo investigada por crime contra as relações de consumo pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Em março, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) chegou a suspender a fabricação, comercialização, distribuição e o uso de todos os alimentos da marca.

A decisão foi tomada com base em falhas de higiene, segurança e controle de qualidade das matérias-primas usadas para a fabricação dos produtos. A Fugini admitiu ter usado ingredientes vencidos. No entanto, a resolução da Anvisa foi revogada em abril.

Imagem: Reprodução / Polícia Civil