Mormaço: entenda a origem do curioso nome do município gaúcho

Os moradores de Mormaço já estão familiarizados com os constantes questionamentos sobre a origem do nome da cidade. Em busca de respostas, o GZH buscou o relato de antigos residentes. Localizada no norte do estado do RS, Mormaço faz fronteira com Soledade, Espumoso e Victor Graeff, e sua paisagem é marcada por pinheirais. As primeiras famílias se estabeleceram na região no início do século 20.

O marceneiro Osmaldo Delavy Schroeder compartilhou a história de seus avôs, João Alberto Augusto Schroeder e Júlio Delavy, que foram alguns dos primeiros habitantes da região.

Explorando as Raízes de um Povoado: Ondas de Transformação e o Surgimento de uma Nova Identidade

No coração da vegetação densa, a atividade econômica predominante era o corte de pinheiros destinados à indústria madeireira. Inicialmente, a localidade era conhecida como Mundo Novo do Jacuí. No entanto, Schroeder explica que os primeiros habitantes optaram por renomeá-la como Mormaço, inspirados pelo intenso calor, a sensação de abafamento que se seguia às chuvas na região selvagem.

Com o desenvolvimento das plantações, a extensão das florestas foi gradativamente reduzida. No entanto, Edemar Musskopf, um agricultor e comerciante aposentado, assegura que o calor persiste, superando a média da vizinha Soledade. Como membro da comissão que defendia a emancipação de Mormaço, ele relembra que, naquela época, alguns moradores propuseram a alteração do nome. Determinado, Musskopf defendeu a manutenção do atual nome. Assim, em 20 de março de 1992, o 4º distrito de Soledade finalmente se emancipou, dando origem a um novo capítulo na história da região.

Com uma população de pouco mais de três mil habitantes, Mormaço tem sua economia fundamentada na agricultura, especialmente nas plantações de soja. Em fevereiro deste ano, o município inaugurou a Praça Nossa Senhora dos Navegantes, onde uma imponente estátua de seis metros de altura da padroeira local se destaca. Essa iniciativa visa impulsionar o potencial turístico da região.

Quanto ao nome Mormaço, o prefeito Rodrigo Trindade menciona que ele suscita diversas brincadeiras e questionamentos relacionados ao clima quente da cidade, criando um senso de curiosidade e descontração.

Fonte: GZH

Foto: Ricardo Chaves / Agencia RBS