Morre importante nome da cultura Gaúcha

Morre neste sábado, importante figura da cultura gaúcha. Veja agora mesmo sua tragetória e contribuições para o MTG!

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, morreu na madrugada deste sábado (17), aos 67 anos. Ele lutava contra um câncer e não resistiu.

Natural de Casca, no norte do Estado, Manoelito era bacharel em História e reserva da Brigada Militar. Ao longo de sua jornada, ele publicou vários livros, como por exemplo ‘Rio Grande do Sul: História e Identidade e Manual do Tradicionalismo Gaúcho’.

Manoelito estava em seu nono mandato no MTG, assumindo em 2001 e se manteve até pouco tempo. Além disso, ele também presidiu o Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), de 2007 a 2010.

Na madrugada deste sábado, Manoelito deixa a esposa, três filhos e quatro netos.

Movimento Tradicionalista Gaúcho

O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) é uma entidade cívica, sem fins lucrativos, dedicada à preservação e resgate da cultura gaúcha. O movimento encontra-se presente nos estados do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Planalto Central (FTG-PC), Rio de Janeiro, Amazônia Ocidental, Estados do Nordeste (UTGN) e São Paulo.

Sua atuação envolve, junto aos CTGs, eventos como Concursos de Prendas, de Peão, Palestras e Cavalgadas, além da Semana Farroupilha, que comemora o 20 de setembro, Dia do Gaúcho.

MTG divulga nota

Com o falecimento de seu presidente, o Movimento Tradicionalista Gaúcho divulgou nota sobre a sua trajetória e importância no MTG.

“O Movimento Tradicionalista Gaúcho e o Rio Grande se despedem de um grande líder. Faleceu na madrugada deste sábado, aos 67 anos, o presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris. Natural de Casca/RS, mas aquerenciado em Caxias do Sul, Savaris era oficial da Reserva da Brigada Militar e bacharel em História. Estava à frente do Movimento Tradicionalista Gaúcho em seu 9° mandado”, afirma a nota do MTG.

Rogerio Bastos / MTG / Divulgação