MPL e moradores organizam ato pela volta do ônibus Jd. Miriam – Vila Gomes

Moradores da região do Butantã, na Zona Oeste da capital, e integrantes do Movimento Passe Livre (MPL), que luta pela tarifa zero no transporte público, organizam um ato para às 17h da próxima sexta-feira, 7, na Praça Elis Regina, pedindo que a linha 577T/10, que hoje liga o bairro do Jardim Miriam, na periferia da Zona Sul, até o Metrô Ana Rosa, volte a operar até o bairro de Vila Gomes, no extremo Oeste da capital.

A linha foi alterada em outubro de 2013. A maior reclamação dos usuários, é por conta da retenção que os moradores da região do Butantã têm em chegar ao circuito de hospitais, já que o itinerário do ônibus compreendia a passagem por 15 hospitais, entre eles o Hospital das Clínicas e o Hospital São Paulo, além de hospitais importantes no entorno da Avenida Paulista.

jadmiriam

Os moradores contam que já fizeram diversas ações, mas que até agora, a linha não foi estendida. “Antes da decisão pela manifestação, foram organizados dois abaixo-assinados: o primeiro foi entregue ainda em outubro para a Subprefeitura Butantã, com cerca de 2 mil assinaturas. O segundo, encaminhado em janeiro para o Ministério Público, contou com quase 4 mil assinaturas”.

O texto presente na página do evento no Facebook relata diversos transtornos que os moradores têm enfrentado. “Em um setor censitário que possui a segunda maior concentração de idosos em toda a cidade de São Paulo, esta é uma consequência gravíssima”, diz a primeira parte. Em outro trecho, a informação é sobre os pontos por onde o ônibus passava. “Fim de uma das melhores opções para fazer o trajeto entre Butantã e Avenida Paulista, Vila Mariana e proximidades.